Loading...

quarta-feira, 16 de março de 2011

Santa Hipocrisia!!

Em Chapecó a Câmara de Vereadores esta se propondo a solucionar os problemas de ordem moral, social e cultural de nossas crianças e adolescentes. Vivemos a chamada sociedade pós-moderna com imprensa livre que despeja informação através das telenovelas das sete, das oito, das nove, através do BBB, dos filmes de ação com muitas mortes,tiroteios e claro muito sexo, programas infantis com desenhos de lutas e brigas entre gigantes e crianças, programa do Faustão, Futebol e outros do gênero. Hoje em dia é comum ouvir a expressão que "o mundo esta virado" "ninguém mais respeita as leis de Deus" e outros blá, blá, blás...
Eis que a solução para este problema é simples, de impacto, de grande aceitação popular e de quebra ainda pode render muitos votos ao proponente. Vereador evangélico apresentou Projeto de Lei para implantar o ensino Religioso nas escolas municipais com a justificativa de aproximar a palavra de deus e os valores cristãos da juventude, para afasta-la do perigo das drogas e da selvageria sexual que estamos vivendo. Sem dúvida que o objetivo é nobre...
Mas, considerando que tivemos que lutar por quatro séculos para conquistar uma educação pública, gratuita, de qualidade e laica, e que de qualidade ainda não tem praticamente nada. O Laica só foi incorporada em nossa Constituição na década de 1940, justamente para respeitar todos os credos e crenças religiosas de nosso país multicultural e também por que a Educação é de responsabilidade do Estado e não mais das Igrejas.
Esse projeto vem na contra mão da História e é uma enorme hipocrisia. Eu explico, primeiro quero deixar claro que não sou contra as religiões, não sou contra as igrejas e não sou contra evangélicos, cristãos, católicos, umbanda e todos os outros credos que existem. Entendo que religião e valores cristãos são assuntos que devem ser tratados na esfera da família e das igrejas.
Tenho a sensação que essas duas instituições estão meio quebradinhas nos dias atuais e não cumprem mais o seu papel, o negócio é empurrar a responsabilidade para outra instituição que é a escola, mas essa também esta um bagaço e não da conta nem do seu currículo mais básico.
Mas e daí? onde mora a hipocrisia? se perguntar nas ruas da cidade para qualquer cidadão se ele é a favor de tal projeto, é certo que em 90% dos casos vamos obter resposta favorável, e se fizermos uma segunda pergunta a ele, do tipo: Você costuma freqüentar igrejas e conversar sobre religião na sua casa? destes 90% que disseram sim, mais ou menos a metade vai dizer não para a segunda pergunta, outros 20% vão dizer sim de forma convicta, enquanto que outros 30% não terão coragem de dizer exatamente o que pensam e fazem em relação ao assunto, mas como se trata da palavra de Deus é melhor não vacilar e vão dizer que sim para ficar com a consciência tranqüila, "vamos a igreja de vez enquando e rezamos/oramos todas as noites".
Deus esta na esfera da fé, e na esfera da fé a ciência se cala. Educação pública, esta na esfera da ciência, do conhecimento, da liberdade e da democracia, portanto, a religião esta fora. Temos as disciplinas de História, Filosofia e Sociologia para tratar de assuntos que se pretendem tratar na disciplina de Ensino Religioso. E se for pra resolver questões de ordem moral, cultural, social e de conhecimento que tal fazer uma reforma da mídia. Será que a bancada evangélica nos apóia nessa causa?

Um comentário:

  1. eita homem sem fé esse Sergio.. assim vai vai parar nas profundesas.. no abismo do cão.. hehe! vai que é tua Sergio..

    olha por onde andei 'pecando' no carnaval:

    www.epopeiarock.blogspot.com

    &

    www.furodebala.blogspot.com

    'aprecie sem moderação'.

    ResponderExcluir