Loading...

domingo, 26 de junho de 2011

Derrubar Tabu diminui a violência!

A coisa ta na moda, tem marcha por várias cidades do Brasil, ganhou o noticiário nobre e tem até ex-presidente envolvido na coisa. A questão é a descriminalização da maconha. Tudo correto e dentro da legalidade, pois até o STF se pronunciou favorável a livre manifestação dos maconheiros e afins. Vejo que estas manifestações é a demonstração de amadurecimento de nossa sociedade que esta se preocupando em debater assuntos "cabeludos" que dizem respeito à saúde pública e a ordem moral. Penso que a legalização da maconha contribuirá para resolver vários problemas em nosso país. 
Primeiro é preciso dizer que a proibição da maconha é apenas de ordem moral e faz parte de um grande tabu cultural criado nos anos 1920, antes disso a droga era legalizada e consumida principalmente por negros. Em oitenta anos de proibição, repressão policial, aprisionamentos e disputas entre traficantes, milhares de vidas foram ceifadas, coisa que se a droga estivesse legalizada não aconteceria. Os defensores da criminalização afirmam que uso torna a pessoa violenta e propensa a cometer furtos, assaltos e assassinatos. Grande bobagem gostaria de saber quais são os índices de crimes e violência relacionados ao uso da droga. Fumar um deixa o cara meio abobado e rindo de qualquer coisa, fica um pouco mais lento, da uma larica e a sensualidade fica muito aguçada. Dizem também que a maconha é a porta de entrada para outras drogas, outra bobagem, a porta de entrada é o álcool que aprendi a consumir em casa e que me acompanha até os dias de hoje, esse sim, altera os sentidos e torna algumas pessoas violentas, fazem várias vitimas no transito e causa grandes problemas a pessoa que consome. 
Mas a maconha faz mal pra saúde? Sim! A maconha é uma droga e causa problemas a saúde de quem consome e apenas isso. Porém, é menos nociva do que o álcool e o cigarro que são legalizados. As pessoas não vão passar a fumar maconha só por que ela esta legalizada, é como o cigarro e o álcool é legal e nem todos consomem.
 Legalizar a maconha vai trazer benefícios para a sociedade, primeiro e mais importante é a diminuição da violência, a polícia não vai precisar correr atrás da molecada que ta fumando um baseadinho, não vai precisar combater o contrabando, não vai haver disputas entre facções rivais e por conseqüência vai sobrar tempo e dinheiro para prevenir assaltos, roubos e outros crimes comuns e não comuns. Segundo que o governo vai poder taxar a droga, com o dinheiro poderá fazer campanhas de esclarecimentos a população sobre os males que uso da droga pode trazer, outra parte do dinheiro pode ser utilizado para tratar as pessoas com problemas de saúde causados pelo uso da droga, que hoje são tratadas com dinheiro público advindo de tributos arrecadados no leite, feijão, arroz, legumes e etc... Os juízes terão menos processos para julgar, e quem sabe agilizar processos importantes para milhares de brasileiros. Enfim, a droga mais consumida no mundo e menos nociva a saúde pode e deve ser legalizada no Brasil, vai gerar empregos, desenvolvimento e impostos, ao tempo que reduzirá drasticamente a violência e irá limpar doenças mentais relacionadas ao preconceito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário