Loading...

domingo, 31 de julho de 2011

É preciso participar da vida política

Impressão Geral sobre a Política

Nos dias de hoje, fazer política esta se tornando uma tarefa praticamente suicida, as pessoas simplesmente se negam a debater ideias e opiniões. Estava no bar da dulce com amigos de tempos e que há muito não os via. Todos sabem da minha posição política, sempre acabamos falando de política, mas fiquei impressionado com alto nível de despolitização de um dos meus melhores amigos, claro que eu o respeito e também suas opiniões, mas o problema é que são opiniões que não se sustentam e quando postas a prova, mostram que elas acabam indo contra seus próprios desejos. 

"Tenho minha própria opinião"

A maioria das pessoas acham e confiam que ter a sua opinião basta, sonham que as coisas só não são melhores por que os políticos não querem, em partes eles tem razão, existem políticos que só querem nos fuder, mas não são todos. E é exatamente aí que mora o nó da questão.  Para poder identificar quem tem opiniões e ideias parecidas com a minha é preciso conhecer, é preciso debater e ouvir as ideias e principalmente entender onde elas vão acabar. As pessoas estão apressadas, querem tudo de imediato, querem respostas e ações para ontem. 

A vida política não é assim

Muitos odeiam a ideia de esquerda, centro e direita, uns dizem que isso não existe mais e que só prejudica o bom andamento das coisas. Essa é uma grande inverdade, existem posições políticas na sociedade, não sou eu quem define, também não são os partidos que as definem, é a própria sociedade que faz isso. Nossa sociedade é complexa, pluricultural, multiétnica, temos os ricos, os pobres, classe média, pessoas bem instruídas, outras não. Como fazer as coisas andarem numa única direção com tanta diversidade? não podemos nos enganar, existem interesses diversos na sociedade e não há problema algum que eles existam, nós precisamos compreender quais são estes interesses e onde eu me encaixo, é preciso participar. Não é errado defender uma causa, errado é ficar parado e colocar a culpa nos outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário