Loading...

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A Política não é boa nem má, ela é poderosa!

A questão política é um assunto que muito me interessa, tenho me dedicado aos estudos e boas leituras para melhor entendê-la,  procuro escrever alguns textos e compartilhar idéias sobre o tema, participo e promovo debates com a militância política e realizo muitas discussões nas redes sociais, é o debate virtual, mas que hoje é uma realidade presente. Existe uma máxima usada por muitos na política que é mais ou menos assim: "Em política tudo é possível", concordemos ou não, essa é uma máxima verdadeira para o momento político em que passa a nossa jovem democracia brasileira. Mas mais do que afirmar essa máxima como verdadeira, é preciso entender o que essa máxima quer dizer.
A luta política é genuinamente uma luta pelo poder. Não pense encontrar pessoas ingenuas e despretensiosas, também não encontraremos espaços vazios nem caminhos simples. Existem pessoas e partidos sérios com boas idéias e compromissos claros com o grupo social a que pertencem e representam, mas o contrário também é verdadeiro. Vejamos um exemplo da política nacional.  Dilma foi eleita a primeira mulher presidente do Brasil, o que representa um grande avanço para nossa democracia. Sua base de apoio é numerosa e compreende partidos que vão da esquerda à direita passando por quase todo o centrão. Sete meses de governo e quatro ministros substituídos por esquemas de fraudes e corrupção.  A composição ampla é tipica da nossa democracia, os escândalos também, não significa que eu concorde. A novidade nesse assunto é o combate sistemático a corrupção, coisa que não acontecia com os governos anteriores.
A mídia não vacila e ataca diuturnamente a política, são matérias e mais matérias condenando as ações políticas e uma busca constante em colocar todo mundo no mesmo saco. A mídia mistura tudo e não esclarece o que é denuncia, o que é corrupção comprovada e o que é combate a corrupção, tudo vira um grande circo onde o expectador contribuinte é a grande vitima. A impressão que fica para os telespectadores é de que a política só serve para roubalheira e pilantragem de políticos profissionais. Isso não é verdade, e esse discurso não é ingênuo ou despretensioso, esse discurso é dirigido a manter as pessoas longe das questões políticas. A política de hoje é a política das pessoas que dela fazem parte, se incluir mais pessoas e mudar os que nela estão, com toda a certeza a política será outra.
A Política não é boa nem má, ela é poderosa. Ela é um canhão, como disse a Deputada Ângela Albino em recente palestra aqui em Chapecó. A questão é, quem esta utilizando esse canhão? e para que lado ele esta sendo apontado? isso faz toda a diferença. Não podemos perder a esperança de construir um mundo melhor e mais justo. As pessoas que se importam com que esta nas ruas pedindo esmolas, com quem ainda passa fome, com as injustiças contra negros, pobres, mulheres, índios e homossexuais não podem se calar e muito menos adotar o discurso de que em política são todos iguais e não adianta participar. É o contrário que devemos fazer, com a participação nós podemos mudar o rumo das coisas. Temos que estar preparados para assumir o comando e fazer transformações concretas e objetivas para as pessoas que realmente necessitam das política públicas do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário