Loading...

domingo, 18 de setembro de 2011

Música de qualidade e feita aqui!

Quero dedicar algumas palavras para elogiar uma grande banda de rock aqui de Chapecó. Banda Epopéia que este ano completa 10 anos de estrada, a banda é composta por meu grande amigo Hermam (Niko), Liza, Elisa e o agora baterista da banda Maninho, parceiro das peladas de futebol. O Estilo musical da banda é um tremendo rock and roll psicodélico com muitos solos de guitarras, batidas fortes na bateria e um baixo que da o tom pesado ao som, essa é a minha descrição e como sou leigo no assunto, não levem em consideração. Mas o certo é que o som é muito bom, o entrosamento da banda é perfeito, músicas bem compostas com belas introduções instrumentais, paradas sincronizadas que lembram Rush e um final desconsertante.

Sábado eles fizeram a sua reestreia, o show foi no auditório do Sesc e promovido pela Unocultural. O Local ficou completamente lotado, muitas pessoas não puderam entrar devido ao limite de lugares. A apresentação foi das 20h30 às 21h30, público sentado e sem comercialização de bebidas, algo raro em eventos de rock. A reação de satisfação da platéia foi notória em cada música tocada, fazia muito tempo que não assistia uma apresentação tão bonita, bem organizada e prazerosa aos ouvidos. Teve músicos convidados que acompanharam a banda e se apresentaram com saxofone, trompete e teclados, coisa linda de se ver e ouvir.

O que me deixou intrigado e faz tempo que se fala no assunto, mas muito pouco se faz a respeito, é sobre a valorização dos talentos da terra. Sei que temos uma cultura de valorizar somente o que é de fora e que esta na mídia, temos um estilo boiada e seguimos a moda do que esta na moda nos grandes centros. Vejo que iniciativas como a do Sesc e da Unochapecó são excelentes, mas pouco pela grande demanda e qualidade de artistas que temos em nossa cidade. Penso que é preciso criar mecanismos para valorizar, promover e divulgar o que é produzido por nossos artistas. Somente através de políticas públicas bem articuladas será possível "criar uma nova cultura", se não existir valorização dos artistas de Chapecó, se o governo municipal não promover essa gente e mostrar o que temos, é muito difícil que se crie a cultura nas pessoas de valorizar e apreciar aquilo que é feito aqui. Promovemos e valorizamos o que é de fora e que esta na moda, mas que estão muito distante da qualidade daquilo que é produzido por aqui.

Parabéns Banda Epopéia, vocês fizeram uma apresentação digna de uma grande banda, não ficam atrás de nenhuma banda popular que desfruta das oportunidades de mídias que temos em nosso país. Vocês são músicos de altíssima qualidade, tenho o prazer de poder conviver e a felicidade de compartilhar da amizade de pessoas tão queridas, alegres e inteligentes como vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário