Loading...

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Onde eu atuo e onde é o meu espaço? é aqui! e o seu?

O ano de 2011 foi um ano de conquistas e realizações. Foi proveitoso no aspecto político e no pessoal/familiar. Um dos melhores ao longo dos meus 35 anos. Me perguntaram, onde é o meu espaço e onde eu atuo? aqui é o meu espaço. Sou militante comunista com muita convicção e prática, longe de ser uma grande liderança e mais longe ainda de ser uma unanimidade. Mas sei o meu papel e procuro desempenhar da melhor forma. Sobre mim confiaram a tarefa de assessorar a Deputada Ângela Albino, tarefa que estou desempenhando com dedicação e dentro da nossa concepção política, faço também de acordo e com as possibilidades econômicas disponíveis, que não são lá grande coisa, mas são as melhores que dispomos em toda nossa História de Partido aqui em Santa Catarina.

Onde eu atuo? O meu trabalho consiste em organizar o Partido na região oeste, consegui criar direção do Partido nas cidades de Ouro Verde, Bom Jesus, Ipuaçu (candidatos indígenas), Faxinal dos Guedes, São Domingos, Videira e Capinzal, cidades de pequeno e médio porte, importantes para abrir novos caminhos e horizontes políticos para o Partido que se concentrava em algumas cidades pólos no Estado. Todas irão lançar candidatos na proporcional. Reorganizamos o Partido em Joaçaba e vamos lançar candidata a prefeita, é mole! reestruturamos ainda em Xanxerê, Fraiburgo, São Miguel do Oeste, Saltinho e Campo Erê que em março de 2011 conquistamos espaço político na administração municipal, todas com grandes possibilidades de eleger vereadores.

Entre as cidades em que o Partido foi organizado, gostaria de destacar a cidade de Abelardo Luz, pois montamos uma boa direção partidária, filiamos dezenas de novos camaradas e dirigimos o Departamento de Esportes da cidade, elaboramos projetos e buscamos recursos junto ao Ministério dos Esportes para recuperação do Ginásio esportivo e construção de um novo campo de futebol com cerca, vestiário e iluminação. Nossos projetos foram aprovados e o recurso esta sendo liberado. Entendo que isso seja a melhor definição para debater, elaborar, convencer, acertar e levar. Foi uma grande conquista para o Partido e para os habitantes de Abelardo Luz.

Nas cidades de Ouro, Concórdia e Caçador fizemos visitas, reuniões e discutimos sobre os rumos a serem tomados nas eleições de 2012. O Partido esta maduro e preparado para grandes embates, são boas as possibilidades de eleição na proporcional e até composição majoritária em Ouro e Caçador com grandes chances de eleição.

Em Chapecó tivemos um período de afirmação do nosso Partido. Tivemos dois momentos bem distintos entre uma eleição 2008 e outra de 2010. Na primeira tomamos a maior surra da nossa História e aprendemos a nossa maior lição, na segunda, mesmo em condições financeiras  precárias fizemos uma excelente votação com o camarada Valduga e resgatamos nossa auto-estima. Realizamos pré-conferências - foram cinco ao todo, não estive na sindical - fizemos uma boa conferência. Organizamos o curso de formação no mês de março, a palestra com Walter e o encontro sobre gênero com a Deputada Ângela, eventos puxados por mim.

No movimento estudantil ajudei a construir a chapa que foi vitoriosa nas eleições do DCE da Unoesc Chapecó, ajudei na construção da chapa, na elaboração das propostas e dos panfletos da Chapa que disputou as eleições do DCE na Unochapecó e contribui nas articulações e montagem de chapa nas eleições do DCE da UFFS.

No movimento sindical tive participação efetiva na greve dos professores estaduais, foram dois encontros em Fpolis, fiz a distribuição de panfletos do mandato e participei nos eventos regionais organizados na praça em Chapecó, simples obrigação. Mas, participei ainda e ativamente do movimento grevistas dos cobradores e motoristas de ônibus do transporte coletivo de Chapecó. Ajudei na criação do Sindicato dos gráficos e agora na Delegacia Regional dos mototaxistas e motobóis. Tive uma participação tímida na greve dos Bancários. A minha grande conquista foi nas eleições do Sinproeste. Meh! essa teve o melhor sabor do ano, vencemos e vencemos muito bem. Sou da direção, minha participação e opiniões eram barradas recentemente, mas agora conquistei o meu espaço.

Além do trabalho, tive tempo para visitar os amigos e conversar sobre os assuntos que me interessam e também os que não me interessam muito. Frequento muitos lugares e onde chego sempre tem alguém para trocar uma ideia, bater um papo ou simplesmente tomar uma cerveja. Joguei bola com os amigos. Prático natação duas vezes por semana, corro no eco parque. Fui Campeão da Copa do Brasil e me emocionei com o ano do Vascão. Participei de eventos culturais no Sesc e Centro de Eventos, participei de debates sobre cultura. Arranjei uma namorada, sinceramente estou muito feliz.

Debato na internet sim, hoje ela é uma realidade, muitas pessoas se informam por aqui, ela esta presente em boa parte dos lares do mundo. Sobre esse tema eu sugiro um texto da revista Forum chamado a Reivenção da política, edição 99, mês de junho de 2011. Porem, eu sei que preciso usar um pouco mais da gentileza na hora de abordar algumas questões e também na hora expor minha preciosa opinião. Com alguns cuidados, vou continuar atuando por aqui, sem medo, sem preconceitos e sem excluir ninguém. E você, onde atuou nesse período?









Nenhum comentário:

Postar um comentário